Auxílio Doença Extrato

Saiba como tirar extrato do auxílio doença INSS

O beneficiário do INSS que recebe auxilio por incapacidade de realizar suas atividades laborais pode solicitar extrato do auxílio doença muito facilmente.

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Geralmente o benefício é pago através da Caixa Econômica Federal e durante todos os meses em que os valores são pagos, é possível ter acesso as informações sobre as mensalidades através da própria conta bancária.

Para que você possa entender um pouco mais sobre o passo a passo para imprimir extrato do auxílio doença, reunimos as principais informações sobre esse importante benefício, pagamento e comprovantes.

Como tirar o extrato auxílio doença

Para retirar o extrato INSS do auxílio doença é necessário acessar um sistema disponibilizado pelo órgão e que se chama Meu INSS.

Esse sistema é muito útil, de fácil acesso e não custa nada para ser utilizado. Explicaremos a seguir o passo a passo necessário para acessar esse sistema e ter acesso ao extrato de pagamento do auxílio doença:

  • Digite no buscador Meu INSS ou acesse o site do INSS e clique na opção Emitir Extrato.
  • Clique na opção para fazer Login e siga todos os procedimentos apresentados para realizar o cadastro.
  • Depois responda todas as perguntas que serão mostradas na próxima tela. Essas perguntas são basicamente sobre ações trabalhistas e também previdenciárias;
  • A próxima etapa consiste no sistema apresentar um código de acesso que será gerado automaticamente
  • Altere a senha automática gerada por uma que facilmente você memorize;
  • Em seguida digite seu nome completo, número do seu CPF, data do seu nascimento, e-mail, número do seu celular, nome da sua mãe, estado do seu nascimento e marque a caixa de segurança que o site apresenta;
  • Após todos esses procedimentos é necessário fazer o login com seus dados cadastrais.

E por fim o sistema Meu INSS poderá ser usando sempre que você precisar.

O que é o auxílio doença

O auxílio doença é pago a segurados que comprovem por meio de exames, laudos e perícia médica que não estão aptos temporariamente para o trabalho. Ou seja, naquela situação o trabalhador encontra-se incapaz de desenvolver sua função na empresa onde trabalha.

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Existem dois tipos de auxílio doença sendo o primeiro pago para trabalhadores que sofrem acidentes de trabalho dentro da empresa ou no percurso de casa para o trabalho ou no retorno do mesmo.

O auxílio pago por acidente de trabalho garante ao trabalhador o direito de estabilidade de 12 meses após ser liberado para retornar ao trabalho. A arrecadação para o INSS é feita normalmente durante todo o período de afastamento do trabalho.

A segunda forma de afastamento por auxílio doença ocorre quando o trabalhador é acometido por alguma doença que não foi causada dentro do ambiente do trabalho. Pode ser qualquer doença que incapacite para realizar as atividades laborais.

Esse tipo de afastamento não garante estabilidade e o recolhimento do FGTS não é feito durante todo o período que o trabalhador estiver afastado. Ou seja, existe uma grande diferença entre eles e o entendimento desse detalhe é fundamental.

Documentos necessários para solicitar auxilio doença

Para requisitar o auxílio doença é necessário preparar uma série de documentos para apresentar ao perito do INSS na data de horário agendados para o atendimento.

Desta forma antes de passar pela perícia prepare todos os documentos para não correr o risco de faltar algum dos itens importantes da lista. Confira quais são eles:

  • Documento de identidade oficial com foto. Este documento precisa estar legível permitindo sua identificação e pode ser Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social e outros que sejam aceitos oficialmente;
  • Cédula de identidade ou comprovante impresso do site da Receita Federal;
  • Carteira de Trabalho ou qualquer documento que comprove que a contribuição ao INSS está sendo feita;
  • Documentos médicos como laudos, exames e atestados que tenham sido gerados por meio do tratamento que resultou o afastamento do trabalho;
  • Declaração assinada e carimbada pela empresa. Esse documento precisa conter a data do último trabalhado;
  • Se o auxílio doença for por acidente de trabalho, é preciso apresentar um documento chamado CAT. Esse documento é emitido pelo setor de segurança do trabalho;
  • No caso de trabalhador rural, pescador ou lavrador é necessário apresentar documentos que possam comprovar essa condição. Pode ser declarações emitidas por sindicatos, contratos e outros que tenham valor legal.

Como agendar atendimento para solicitar auxílio doença

Se você trabalha em uma empresa privada o próprio Recursos Humanos faz todo o processo referente ao agendamento na perícia. Geralmente as empresas preferem agendar a perícia para manter sob controle as informações sobre a data e horários do atendimento na agência do INSS.

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É importante não faltar na data do atendimento, pois haverá demora no pagamento do primeiro pagamento do benefício.

Agora que você já conhece todas essas informações ficará muito mais fácil solicitar extrato do auxílio doença de forma fácil e rápida.