INSS benefícios previdenciários

Conheça quais são os benefícios previdenciários pagos pelo INSS 

Os benefícios previdenciários INSS constituem um conjunto de direitos que os segurados da Previdência Social possuem ao efetivar contribuições mensais.  

principais-direitos-previdenciarios-INSS

Ao se tornar um segurado do INSS, o contribuinte passa a contar com diversos benefícios que contemplam várias situações que podem acontecer eventualmente com qualquer pessoa.

Esses benefícios proporcionam uma certa tranquilidade para enfrentar momentos de dificuldades e representam, muitas vezes, o único sustento da família do segurado. 

Por esse motivo se faz tão importante contribuir corretamente e manter garantidos todos os direitos previdenciários pagos pela Previdência Social, pois dessa forma há a certeza de que contar com uma ajuda extra no enfrentamento dos momentos de dificuldade.  

Para que você conheça melhor quais são os benefícios previdenciários do INSS e quando solicitá-los, abordaremos os principais deles e explicaremos para qual tipo de situação eles foram criados pelo órgão. 

Benefícios previdenciários pagos pelo INSS 

Os benefícios previdenciários pagos pelo INSS contemplam várias situações enfrentadas pelos segurados.  

Situações como nascimento ou adoção de filhos, doenças incapacitantes, invalidez física e mental de ordem permanente, acidente de trabalho que reduza a capacidade do trabalhador, prisão do segurado, aposentadorias e pensões por morte do segurado.  

Abaixo relacionamos quais são esses benefícios e a quem estes são destinados. Confira um a um para conhecer quais são os principais direitos previdenciários que os segurados da Previdência Social podem contar.   

Salário maternidade 

O salário maternidade é pago em decorrência de nascimento de filho ou por motivação de adoção de criança. A duração desse benefício é configurada da seguinte forma:  

  • 120 dias – Para o caso de parto; 
  • 120 dias – Para o caso de adoção ou guarda judicial para fins de adoção, desde que a criança tenha até 12 anos de idade; 
  • 120 dias -Para o caso de natimorto; 
  • 14 dias – Para o caso de aborto espontâneo, estupro ou isco de vida para a mulher. 

inss-beneficios-previdenciarios

Algumas empresas cadastradas em programas do governo oferecem 60 dias a mais de afastamento para a trabalhadora. Funcionárias publicas também contam com esse direito. 

Auxilio reclusão 

Benefício voltado para aos dependentes do contribuinte preso em condição de regime fechado ou semiaberto. 

Aposentadoria por tempo de contribuição 

Benefício pago ao cidadão ou cidadã que atinge o tempo mínimo exigido para solicitação da aposentadoria. Atualmente é 35 anos, para os homens e 30 anos para as mulheres. 

Aposentadoria por idade 

Benefício que atende os segurados que atingem a idade mínima para solicitação da aposentadoria. É necessário contribuir durante o mínimo de 180 meses para ter esse direito.  

A idade mínima para as mulheres é 60 anos e para os homens é 65. 

Aposentadoria por invalidez permanente 

Essa modalidade de aposentadoria é paga para o trabalhador que esteja incapaz para o trabalho sem que haja possibilidade de recuperação.  

Pensão por morte 

Benefício pago aos dependentes do segurado que vier a falecer. 

Auxilio doença  

Pago ao trabalhador que se encontre temporariamente incapacitado para exercer sua função laboral. 

Auxilio acidentário 

Indenização para ao segurado que vier a ter a sua capacidade de trabalho reduzida devido acidente.  

Nesse caso o trabalhador recebe a indenização, mas pode continuar trabalhando uma vez que está apto para exercer determinadas funções.  

Centrais de atendimento da Previdência Social 

O Instituto Nacional de Seguro Social oferece a seus segurados alguns canais de atendimento no qual podem ser esclarecidas dúvidas, sugestões, reclamações e busca por orientações a cerca dos procedimentos necessários para pedir benefícios ao órgão. 

A centrais de atendimento são via telefone, agência virtual MEU INSS, portal do INSS e postos de atendimento. 

Central de atendimento telefônico 

A central de atendimento telefônico é um canal de atendimento para o segurado que prefere falar com um atendente, mas sem ter que se deslocar até um posto de atendimento do órgão. 

O número que deve ser discado é o 135 e a chamada pode ser feita das 7 da manhã às 22 horas, de segunda a sábado. 

Agencia virtual MEU INSS

Esse canal atendimento requer que o segurado crie um perfil que será acesso mediante senha. Nessa agencia poderão ser solicitados os mesmos serviços que podem ser solicitados pela central telefônica e postos de atendimento espalhados pelo Brasil. 

A única diferença é que tudo pode ser feito sem sair de casa e com apenas alguns cliques.  

Portal do INSS na internet 

O portal do INSS oferece informações, acesso a formulários e orientações sobre os benefícios oferecidos pelo órgão e oferece a possibilidade de realizar agendamentos de pericias, solicitação de recursos e revisão de benefícios.  

beneficios-previdenciarios-INSS

Através do portal, o segurado pode inclusive fazer a simulação do seu tempo de contribuição com a calculadora do INSS e consultar todos os postos de atendimento no Brasil. 

Agencias físicas 

Os postos de atendimentos do INSS contemplam mais de 1499 agencias que estão localizadas nas cidades do país de acordo com a demanda de cada região. O serviço está disponível para qualquer pessoa que deseje saber mais sobre os benefícios previdenciários do INSS.