Serviços Grátis INSS

Instituto nacional de seguro social

Veja quais serviços grátis o INSS disponibiliza. Abaixo falaremos um pouco mais sobre os serviços prestados pelo INSS para a população brasileira. Falaremos também como pode ter acesso a esses serviços online pelo meu INSS. mas antes vamos falar um pouco mais sobre o INSS.

O instituto nacional de seguro social presta serviços previdenciários a toda população brasileira desde 1991. O INSS é uma instituição do governo federal que foi criada em 1991 com a junção de outras instituições. Por esse motivo a instituição também é conhecida como previdência social.

Os serviços que o INSS presta a população tem caráter de seguridade. Os serviços prestados tem como intuito segurar o trabalhador caso algo aconteça. Para ter acesso a esses serviços os trabalhadores precisam contribuir com um valor durante sua vida ativa.

Quando você tem a carteira assinada é o empregador o responsável por essa burocracia. Porém o INSS disponibiliza outras formas de contribuição como autônoma ou facultativa. Contribuindo com o INSS você tem acesso a todos os serviços da instituição. Esses serviços que você tem acesso quando se torna um contribuinte são serviços gratuitos.

Abaixo falaremos quais são esses serviços grátis do INSS e como você pode ter acesso a eles. Falaremos depois como você pode ter acesso a alguns desses serviços sem sair de casa pelo sistema do meu INSS.

inss-servicos-gratis

Serviços INSS

Como dito acima os serviços gratuitos que o INSS oferece para os contribuintes têm caráter de seguridade. Buscam sempre dar apoio caso esse trabalhador precise. Abaixo falaremos um pouco desses serviços e como você pode ter acesso aos mesmos.

Primeiro vamos falar dos serviços mais conhecidos pelo INSS, a aposentadoria. A aposentadoria funciona da seguinte forma: depois de algum tempo de contribuição, de chegar a uma idade ou cumprir os requisitos do benefícios você pode ter acesso ao mesmo. É um valor pago ao trabalhador após anos de trabalho de contribuição. Porém há diferentes tipos de aposentadoria como por exemplo a aposentadoria de professores, aposentadoria por invalidez, por idade ou por tempo de contribuição.

Além da aposentadoria há outros benefícios que buscam dar apoio ao trabalhador. Um desses benefícios é o auxílio doença, esse benefício pode dar direito mais tarde a aposentadoria por invalidez. Há também o salário família que busca dar um apoio financeiro há famílias que têm dependentes com idade abaixo de 14 anos ou com alguma deficiência.

Outro benefício oferecido pelo INSS é o salário maternidade que é direcionado a mulheres que tiveram um filho, perderam o mesmo ou adotaram. A pensão por morte busca dar apoio a família de contribuintes que morreram. Nesse benefício os dependentes recebem um valor para dar apoio por um período de tempo.

Cada benefício do INSS tem requisitos que limitam o acesso ao mesmo. Para ter acesso a esses requisitos e regras dos benefícios você precisa acessar o site do INSS. Pela página oficial do INSS você tem acesso a maiores informações de todos os benefícios oferecidos pelo INSS. esses são os principais serviços grátis do INSS. Entenda abaixo com pode ter acesso a outros serviços do INSS pelo meu INSS sem sair de casa.

serviços-gratis-inss

Meu INSS

O meu INSS é um sistema do INSS que disponibiliza serviços grátis online para o contribuinte. entenda abaixo quais são esses serviços e com você pode ter acesso a esse serviços pelo sistema.

Pelo meu INSS você pode ter acesso a serviços do INSS sem sair de casa. Antes esses serviços poderiam demorar horas porém com o meu INSS irá demorar apenas alguns minutos. Entre os serviços disponíveis neste sistema está a solicitação de  aposentadoria urbana e de salário maternidade.

Além das solicitações de alguns serviços você também tem acesso a emissão de vários documentos pelo sistema. Documentos como extratos de empréstimo ou extrato de imposto de renda são emitidos pelo sistema. Você também pode agendar um horário para atendimento nas agências do INSS por lá. E se necessários pode marcar ou ver o resultado da perícia médica pelo meu INSS.

Para ter acesso a esses serviços você irá precisar do CPF e da senha do sistema, caso esse não seja seu primeiro acesso. Se nunca acessou o meu INSS você precisa ir até a pagina do INSS e realizar um cadastro com algumas informações pessoais. Esse cadastro irá disponibilizar um código permitindo o primeiro acesso. Após o primeiro acesso você pode mudar a senha para uma mais pessoal.

Após ter o primeiro acesso ao meu INSS você tem disponibilizado todos os serviços gratuitos do sistema do meu INSS. Acima você viu quais são os serviços gratuitos do INSS e como você tem acesso a esses serviços. Além de como ter acesso você também viu como entender quais as regras e requisitos para os benefícios do INSS. E então você viu como ter acesso a serviços gratuitos online pelo meu INSS.

serviços-inss-gratis